Início » Nativas » Árvores e Palmeiras

Macucurana, Jacuá, Comandatuba - Hirtella hebeclada

A Macucurana (Hirtella hebeclada) é uma árvore da família Chrysobalanaceae.

Características

A macucurana é uma espécie arbórea que pode chegar à altura de 20 m. Possui tronco reto, folhas grandes, frutos de formato oval e negros quando maduros. Suas flores são brancas e perfumadas, características que a tornam recomendada para paisagismo em geral. Sua madeira é apropriada para confeccionar estacas marinhas, por resistir ao ataque de brocas marinhas; é também empregada na construção naval e civil. É característica da mata pluvial atlântica, ocorrendo também em locais de solos bem drenados da floresta semidecídua de altitude (LORENZI, 2008).

Época de frutificação e florada

Janeiro a abril.

Cultivo

É característica da mata pluvial atlântica, ocorrendo também em locais de solos bem drenados da floresta semidecídua de altitude. Pode ser cultivado em todo o Brasil, pois adapta-se a varias condições climáticas, suportando geadas de –2º C. Em estado nativo, aparece em altitudes de 350 m a 1.300 acima do nível do mar, onde o índice de chuvas varia de 600 mm a 2.400 mm anuais. Quanto aos tipos de solos, aprecia os arenosos, argilosos, vermelhos, profundos, bem drenados, com pH entre 4,5 a 7,0, desenvolvendo rapidamente nos solos ricos em matéria orgânica.

Aves mais atraídas pela planta

Jacú, soldadinho, pombos

Ocorrência natural

Ocorre preferencialmente na floresta ombrófila densa (sempre em encostas) mais aparece também nos planaltos da floresta semidecídua do interior de São Paulo. Nos Cerradões, Matas Ciliares e Matas de Galeria nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul.

em

Referências